Você consegue adivinhar qual é o assunto sobre o qual mais se escreve no nicho de marketing na internet?
Provavelmente, é sobre como conseguir tráfego para o seu site. Basta olhar o número de resultados de pesquisa sobre o assunto.
Eu mesmo já escrevi vários artigos sobre estratégias de marketing que, finalmente, irão lhe ajudar a conseguir mais tráfego. Alguns exemplos incluem guest posting, distribuição de conteúdo, marketing de mídia social, construção de backlinks e muito mais.
Construir de tráfego é o pilar de qualquer negócio online, certo? Você não pode executar outras táticas, como otimização de conversão, até que atinja pelo menos 500-600 visitantes/dia (provavelmente mais) em seu site. Seria uma total perda de tempo.
Porém, há um assunto que raramente é discutido em blogs de marketing online:
Como manter o primeiro lugar no Google quando você chegar no topo.
Eu posso imaginar o porquê. O Google favorece as grandes marcas estabelecidas e sites de autoridade em seus resultados. Mas exige um esforço considerável em construir autoridade para ocupar o primeiro lugar no Google. É especialmente difícil para as pequenas empresas desprovidas de tempo, orçamento e recursos.
A Ascend2, em seu relatório de Síntese de SEO, descobriu que a criação de conteúdo relevante é a tática de SEO mais eficaz. Ironicamente, também foi classificada pelos profissionais de marketing como a mais difícil de ser executada. Veja os números exatos no gráfico abaixo.
Esqueça as pequenas empresas. A PJ Fusco relatou que até mesmo a “nata” entre as empresas do ramo, a Fortune 500, tem dificuldades com o SEO orgânico. Conforme sua análise usando o sistema Covario SEO Audit Score™, aqui estão os obstáculos que elas enfrentam na implementação de SEO.
Se você também tem dificuldades com SEO, aconselho a sair deste artigo por um momento, e ler alguns dos meus posts anteriores como: SEO feito de forma simples, pesquisa de palavras-chave, direcionando 20.000 visitantes ao seu site em 90 dias e promover seus posts.
Mas, acredito que a maioria de vocês está em uma posição melhor. Você integrou palavras-chave de cauda longa em seus posts e começou a se classificar na primeira página com pelo menos alguns termos.
Então, o que vem depois? Você permanecerá no topo com a palavra-chave alvo para sempre, mesmo durante uma reformulação do site?
Não.
O tráfego proveniente dos motores de busca é bastante estável. Se você não fizer algo suspeito em seu site, o Google não vai derrubar seus rankings.
No entanto, SEO é um processo contínuo. Você deve observar constantemente sua concorrência, para garantir que as informações em suas páginas não estejam “ultrapassadas”.
O Google ama seus usuários e gosta de mostrar a eles conteúdo relevante, de alta qualidade e atualizado.
Se você “esquecer” de uma página que está bem ranqueada e deixá-la por conta própria, basicamente, você passará uma “imagem ruim” para o seu público e para o Google também.
Com a concorrência cada vez mais feroz transformando a paisagem do marketing de conteúdo (basta olhar em sua volta e você verá que cada marca se tornou geradora de conteúdo), deve-se dar uma atenção especial para aquelas páginas que estão no topo do ranking.